9 de dezembro de 2011

Juventude da CUT realiza reunião preparatória para a Conferência em Brasilia

Nos dias 09, 10, 11 e 12 de dezembro próximo será realizada em Brasília-DF 2ª Conferência Nacional de Políticas Públicas de Juventude com o tema “Juventude, Desenvolvimento e Efetivação de Direitos. Conquistar direitos, desenvolver o Brasil”.

Três anos após a realização da 1ª Conferência Nacional de Juventude (2008), o Governo Federal organiza o segundo processo de diálogo com a juventude brasileira. Durante o ano de 2011 jovens dos quatro cantos do Brasil, das mais variadas formas de expressão e diversas realidades sociais, participarão de espaços de discussão e diálogo sobre suas necessidades e sobre o presente e o futuro país.

Três temas estão em pauta:

I - Juventude: Democracia, Participação e Desenvolvimento Nacional;

II - Plano Nacional de Juventude: prioridades 2011-2015;

III - Articulação e integração das políticas públicas de juventude.

E cinco eixos também:

• Direito ao Desenvolvimento Integral: educação, trabalho, cultura, comunicação;

• Direito ao Território: cidade, campo, transporte, meio ambiente e comunidades tradicionais;

• Direito à experimentação e qualidade de vida: saúde, esporte, lazer e tempo livre;

• Direito à diversidade e à vida segura: segurança, valorização e respeito à diversidade e direitos humanos;

• Direito à participação

Com Informações da CUT

2 de dezembro de 2011

Defesa do Estatudo da Juventude

Eviamos uma manifesto (abaixo-assinado) sobre os direitos da juventude presentes no Estatuto da Juventude. A idéia é defender os direitos dos jovens e não somente os dos estudantes.

Precisamos urgentemente da assinatura das entidades, organizações.

Faremos dois movimentos. Um será uma petição online com assinatura individual e um outro um manifesto assinado por organizações e movimentos sociais. As assinaturas devem ser enviadas o mais rápido possível. Fiquem à vontade para divulgar e conseguir mais adesões.
 
Abraços juvenis,

Movimento por um Estatuto para toda Juventude

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nós organizações, entidades, movimentos, redes e fóruns e jovens acreditamos que vivemos um momento significativo para a juventude brasileira. A aprovação do Estatuto da Juventude na Câmara dos Deputados é uma importante vitória para o país para a atual e as futuras gerações. Faz parte de uma construção recente em curso no país de afirmar um novo referencial para o entendimento da condição juvenil.

Em sintonia com o desejo do Senado Brasileiro de melhorar o conteúdo do Estatuto da Juventude, compreendemos que este é o momento de qualificar ainda mais os direitos da juventude na sua integralidade, já que se trata de um marco legal que referenciará os direitos da juventude por muitos anos. Soma-se a esta indicação, toda a reflexão construída na preparação da 2ª Conferência Nacional de Juventude nas suas etapas, territoriais, livres e virtual, e também o que ainda será pautado durante os próximos dias 9 a 12 de dezembro, durante a segunda edição da Conferência Nacional de Juventude.

A discussão da 2ª Conferência teve como centro a conquista dos direitos e o desenvolvimento do país, entre os temas prioritários estão os avanços nos Marcos Legais, com destaque para o Estatuto da Juventude. Cabe ao Senado a sensibilidade de absorver as reivindicações apresentadas na 2ª Conferência para qualificar o Estatuto da Juventude, com maior fórum de discussão da juventude brasileira e principal orientador para as ações do executivo e legislativo.

Na atual versão do Projeto de Lei os direitos ao meio passe e à meia entrada são uma das principais conquistas, entretanto estão restritas aos jovens estudantes. Esta concepção condiz com um entendimento superado de que ser jovem necessariamente significa ser estudante. É preciso alterar essa visão, seja porque o Brasil ainda não apresenta as condições necessárias para a universalização do ensino médio, técnico e universitário, seja porque muita trajetórias educacionais são interrompidas pelo necessidade de trabalhar ou outra condicionalidades. De 18 a 24 anos, 70% dos jovens estão fora da escola ou Universidade. Este é um dado que nos mostra a importância de garantir que o Estatuto seja de toda a juventude e não apenas de uma parte.

Desta forma, acreditamos que os direitos da juventude, devem ser pensados e direcionados para a totalidade da população juvenil brasileira e não somente para uma específica. Sendo assim, defendemos que o direito ao meio-passe no transporte e à meia-entrada em espaços culturais seja para toda a juventude. Defendemos que o direito à meia-entrada contemple também os eventos esportivos.

"Viva a juventude brasileira. Viva o Brasil!"

Juventude da Articulação é unidade na luta...