3 de fevereiro de 2012

SNJ e Meio Ambiente discutem participação da Juventude na Rio+20

A secretária nacional de Juventude (SNJ), Severine Macedo, se reuniu nesta quinta-feira (26/1), com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, para articular a participação da juventude brasileira na Conferência Rio+20, que será realizada em junho, na cidade do Rio de Janeiro. O encontro aconteceu em Porto Alegre (RS), durante o Fórum Social Temático 2012, com a participação de dez organizações juvenis convidadas pela SNJ. A presença  da juventude e de outros segmentos da sociedade civil na Conferência vão fortalecer, segundo a secretária, a concepção de complementaridade entre os três pilares da sustentabilidade – econômico, social e ambiental.

Com esse objetivo, a SNJ, que é vinculada à Secretaria-Geral da Presidência da República, criou um Grupo de Trabalho para tratar da pauta juvenil na Conferência. O GT é composto por representantes de outros Ministérios, do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve) e de organizações da sociedade civil.  O trabalho, iniciado este mês, já rendeu resultados, com a articulação de uma atividade no Fórum Social Temático, que reuniu cerca de 80 jovens no Acampamento Intercontinental da Juventude, para discutir  conteúdos e uma estratégia para ampliar a participação dos jovens  na Rio+20.

A reunião com a ministra do Meio Ambiente contou com a presença de representantes do Conjuve, da Rede da Juventude pelo Meio Ambiente e Sustentabilidade (Rejuma); Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag); Movimento Sem Terra (MST); União Nacional dos Estudantes (UNE); Viração; Central Única dos Trabalhadores (CUT); Pastoral da Juventude; Movimento Nacional pela Moradia; da Confederação Nacional de Mulheres, UCLAI; além da Coordenadoria da Juventude do RS. De acordo com Severine Macedo, a discussão foi importante  para definir as ações que vão assegurar a participação efetiva dos jovens na Conferência. Ela explicou que essas ações serão desenvolvidas ao longo deste semestre, mas não terminarão com a Rio+20. O objetivo é levar a pauta juvenil para o evento,  mas garantir, ao longo do ano, maior incidência de jovens na formulação das políticas públicas e na construção da agenda de desenvolvimento do país.

Fonte: Secretaria Nacional de Juventude