11 de setembro de 2013

Juventude internacional promove debate sobre a Síria na USP

A Federação Mundial das Juventudes Democráticas (FMJD) intensifica seu trabalho para divulgar o 18º Festival Mundial de Juventude e Estudantes (FMJE), em Quito, Equador, entre 7 e 13 de dezembro. Na quinta (12) promove o debate “O conflito na Síria e a intensificação das guerras imperialistas”, na Universidade de São Paulo (USP).

O evento terá a participação da psicanalista e autora do livro Imigração Árabe 100 anos de reflexão Claude Fahd Hajjar e o coordenador do curso de geografia da USP, André Martin, e acontece a partir das 18h na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.
 
Este debate será o primeiro de uma série de atividades que serão realizadas no Brasil a fim de divulgar e mobilizar a juventude brasileira para o 18º FMJE.  “O FMJE é o maior encontro de jovens anti-imperialistas no mundo. O momento político exige uma articulação internacionalista para a juventude, dos quase 200 milhões de desempregados no mundo, cerca de 74 milhões são jovens entre 15 e 24 anos de idade, esta é a consequência desastrosa das praticas econômicas das grandes potências, não bastasse esta situação, querem resolver seus problemas intensificando a guerra e a espionagem, subjugando outros povos aos seus interesses”, salientou o diretor de Solidariedade Internacional da UJS, Ismael Cardoso.
 
A UJS liderou protestos pela paz em diversas cidades brasileiras na sexta-feira (6). O maior e mais significativo ocorreu em Brasília (DF), onde a UJS esquentou ainda mais o tempo com mais de 400 jovens em marcha para protestar em frente à embaixada dos Estados Unidos. Com objetivo explícito de denunciar a invasão norte-americana à Síria com mais essa guerra de conseqüências imprevisíveis para ao futuro da humanidade, A UJS tingiu a embaixada de vermelho e azul para denunciar mais essa manobra unilateral do governo dos EUA que ameaça o planeta com seus objetivos sórdidos.
 
O governo de Barack Obama se faz xerife do mundo a seu bel prazer, sem dar importância às nações e aos seus povos, basta não se inserir nos seus ditames para ser vítima em potencial de suas ações beligerantes. Nos atos, a UJS mostrou toda a indignação da juventude brasileira contra essa guerra burra e claramente por interesses comerciais e geopolíticos da potência imperialista. O debate é justamente par entender toda essa ação dos EUA contra um país soberano.
 
Durante o evento também haverá o Lançamento do 18º FMJE, que será às 18h, na quinta, no Anfiteatro Geografia (USP).
 
 
 
Fonte: Vermelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário