17 de abril de 2014

Juventude Metalúrgica debate 50 anos do golpe em festival de cinema

A Juventude Metalúrgica do ABC realiza no próximo dia 26, às 16h, um festival de filmes curta metragem para refletir e debater sobre os 50 anos do golpe militar dado no País em 1964. A atividade aberta à categoria e toda a sociedade acontece no Centro de Formação Celso Daniel, ao lado da Sede.

Para Alessandro Guimarães, membro da Juventude Metalúrgica e CSE na Mercedes, a intenção do evento é transmitir aos jovens a vivência que não tiveram sobre o golpe, com a apresentação de dados e relatos históricos da ditadura, contadas pelo ponto de vista de quem viveu o período.


Democracia

Uma das palestrantes será Maria Elicélia Alves Feitosa, a Zelinha, que na época era faxineira do Sindicato e hoje é dona da lojinha de produtos variados dentro da Sede.

“Como os mais velhos já estão morrendo, os jovens precisam dar continuidade na divulgação da história”, afirmou Zelinha.

“Hoje há muitos jovens que nada sabem o que vivemos durante a ditadura e a luta do Sindicato em busca da democracia”, prosseguiu a companheira.

Curtas apresentados no cine debate da Juventude Metalúrgica

As confissões de Paulo Malhães na Comissão da Verdade

Depoimento do coronel reformado do Exército, Paulo Malhães, ex-agente do Centro de Informação do Exército que atuou em diversas missões de extermínio de opositores da ditadura. No depoimento, ele admite tortura, mortes, ocultações de cadáveres e mutilações de corpos.

Via legal – Vítimas da ditadura

Há mais de vinte anos foram encontradas em São Paulo mais de mil ossadas de pessoas mortas durante o regime militar. Apesar de todo o tempo transcorrido, as autoridades não se movimentaram com a rapidez suficiente para garantir a identificação das vítimas da ditadura.

Anos 70 – Ditadura, censura, consumismo, comunicação

Documentário que retorna aos anos 1970, quando a cultura alternativa refletiu um período de mudanças comportamentais, de atitudes transgressoras na arte e de consolidação de uma indústria cultural difundida, sobretudo pela televisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário